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Planejamento estratégico! Por que precisamos?

Mantenha a clareza em seu planejamento estratégico para alcançar seus objetivos

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Planejamento estratégico! Por que precisamos?
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Como fazer um bom planejamento estratégico e ver sua empresa crescer 

Na imensa maioria das situações da vida, ter planejamento é fundamental para se conseguir o resultado desejado ou superá-lo. Tanto a organização de um evento quanto a gestão de uma grande empresa exigem um planejamento estratégico, porque ele possibilita adiantar situações de risco, prever possíveis problemas e pensar antecipadamente em como evitá-los. É claro que direcionar as atitudes 100% do tempo é impossível, porque imprevistos sempre farão parte, mas ter um planejamento claro de onde você quer chegar e de que recursos dispõe pra isso ajuda bastante na hora de tomar uma decisão, seja ela pensada ou repentina. Olhando para o objetivo, você tem mais clareza de qual caminho deve seguir. 

Na hora de fazer um planejamento estratégico, é importante começar buscando uma visão de fora da sua empresa. Contratar consultorias especializadas é uma boa maneira de saber exatamente em que patamar você se encontra dentro do mercado em que atua - e como está esse mercado - e que caminhos possui para chegar onde deseja. Especialistas em planejamento estratégico afirmam que a visão dos donos ou funcionários é muito diferente da visão de quem olha de fora. E, por isso, buscar profissionais especializados em avaliar a sua empresa é fundamental. 

O panorama desenhado por essas pessoas vai lhe ajudar a definir um dos principais pontos de um bom planejamento estratégico: decidir o que é realmente bom para a sua empresa. Por exemplo: levando em conta o planejamento estratégico, você tomará decisões mais assertivas sobre onde e quanto gastar de tempo, capital humano e dinheiro em cada setor ou em atitudes específicas que precisará tomar. Com uma base bem montada por trás, as decisões aparecerão com mais clareza e, consequentemente, você reduzirá a sua chance de erro. O planejamento estratégico foca no longo prazo, determina onde você quer que o seu negócio esteja no futuro e traça formas de chegar lá a partir da definição da visão e da missão da empresa.

Sabendo onde você está em relação aos concorrentes, como anda o mercado em que atua, tendo claro onde quer chegar e como vai chegar (a visão e a missão), você então inclui no seu planejamento estratégico os problemas que são prioritários. Para andar em relação ao seu objetivo, o que precisa ser mudado antes? O que exige atenção plena e imediata da equipe? Essa é uma etapa muito importante em um bom planejamento estratégico, porque a largada da execução dele passa por mudanças na forma como a empresa agia antes de ter claramente a ideia de onde quer estar em um, cinco, 10 ou 20 anos, depende de cada caso. Definidos os problemas, passe imediatamente às atitudes que devem ser tomadas para resolvê-los e defina os responsáveis. Chegou a hora de começar a agir. 

Mas se parece para você que planejamento estratégico é listar essas questões todas e então agir, você está equivocado. O planejamento estratégico é vivo, nunca acaba. Periodicamente, você vai precisar rever o que foi registrado lá, porque o mercado muda, a sua empresa muda e, consequentemente, os problemas e os objetivos mudam. Além de estar suscetível a essas mudanças que não dependem de você, mas estão no mercado e o atingem, o seu planejamento vai mudar também conforme você cumprir os objetivos propostos. Sempre que isso acontecer, especialistas recomendam que novos sejam colocados, porque a intenção de qualquer empresa é evoluir constantemente. Portanto, o seu planejamento estratégico será reformulado constantemente. Se nada mudar no mercado ou você não atingir objetivos, não espere mais de três meses para revê-lo. 

Há consenso entre profissionais e líderes empresariais de que o planejamento estratégico é uma maneira consistente de atingir objetivos mais rapidamente e com mais assertividade, o que leva a um crescimento duradouro e uma saúde financeira estável. A partir das dicas citada acima, olhe para a sua empresa, chame pessoas de fora para fazer o mesmo e trace o seu objetivo. Olhar para o futuro é fundamental para que as atitudes tomadas no presente possam ser comemoradas lá na frente.

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