ICC SERRA - Banco do Povo

MELHORE A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA

Uma boa gestão financeira, é a base para qualquer empresa que deseja lucrar e crescer.

ICC SERRA ICC SERRA Blog2931 views

MELHORE A GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

As questões de gestão financeira apresentam um dos maiores desafios para possuir uma empresa hoje,  e construir seu valor. Para alcançar um crescimento sustentável, os empresários devem poder antecipar e resolver esses problemas. O termo "gestão financeira" abrange uma variedade de atividades associadas à redução de custos, melhoria do investimento, e da tomada de decisões operacionais. A gestão financeira inclue:

Previsão de orçamentos: Desenvolver previsões realistas e formular um orçamento alinhado com os objetivos estratégicos da sua empresa.

Acompanhamento de métricas importantes da sua empresa:Identificando, monitorando e melhorando as principais métricas de negócios que representam a saúde financeira de sua empresa.

Processos de melhoria: Avaliando seus processos financeiros e contábeis e identificando maneiras de aumentar a eficiência e melhorar a qualidade e utilidade da informação.

Analisando as decisões de investimento de capital: Realizando análises aprofundadas sobre as oportunidades de investimento e determinando o curso de ação que fornecerá os melhores retornos possíveis.

Avaliando controles internos: Avaliando procedimentos contábeis, e de relatórios financeiros e identificando fraquezas de controle interno que podem estar expondo sua empresa ao erro ou fraude de funcionários.

PASSO A PASSO PARA RETOMAR O CONTROLE FINANCEIRO DA SUA EMPRESA

Negligenciar qualquer uma dessas áreas da gestão financeira pode impedir o crescimento da sua empresa e colocar o seu negócio em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Os proprietários de empresas de capital fechado tendem a estar fortemente envolvidos em várias áreas e muitas vezes, lidam com a maioria das atividades de gestão financeira da empresa. As empresas podem ter contadores internos ou terceirizados para desempenhar funções de contabilidade básicas. No entanto, não se dedicam o tempo necessário para o gerenciamento financeiro ou muitas vezes não tem os conhecimentos necessários para que isso aconteça como teria que acontecer.

Uma vez que as empresas atingem um certo tamanho, muitas vezes contratam pessoas da área ​​financeira para desempenhar essas funções, porém muitas vezes esse profissional, toma decisões inadequadas para a Empresa. Infelizmente, muitas empresas não têm recursos para contratar um executivo financeiro em tempo integral e, como resultado, negligenciam muitos aspectos importantes da gestão financeira.

No entanto, à medida que as empresas crescem, as decisões financeiras tornam-se mais complexas e significativas. As empresas precisam realmente de deixar o achismo de lado e largar todo financeiro da sua empresa nas mãos de quem estudou e gosta dessa área, um especialista em Gestão Financeira, ai sim sua empresa vai aproveitar todo o potencial e conhecimento daquele profissonal e tende a ter um crescimento maior do que o esperado.

Abaixo discutimos algumas deficiências comuns de gestão financeira que, quando ignoradas, podem sufocar o crescimento e a lucratividade.

Monitoramento insuficiente das principais métricas do negócio

Como proprietário da sua empresa, você sempre deve estar ciente de como sua empresa está se apresentando para o mercado. Ao desenvolver métricas precisas relacionadas à rentabilidade, eficiência e alavancagem financeira, você pode acompanhar não apenas a forma como a sua empresa está trabalhando internamente, mas também poderá fazer um Benchmarking de desempenho para identificar as melhores práticas do mercado relacionado ao seu negócio ou nicho de produto ou até mesmo um mercado específico. Algumas métricas de negócios importantes a serem monitoradas incluem margem bruta, margem EBITDA ou LAJIDA, dias de vendas pendentes, contas a receber pendentes, volume de negócios e dívida por capital próprio.

Muitas empresas não conhecem suas métricas de negócios ou não as revisam periodicamente. O rastreamento deficiente e a avaliação de métricas podem levar a perdas prolongadas em uma linha de produtos, divisão operacional ou o negócio como um todo. Criar, confiar e compreender as métricas que impulsionam seu negócio são essenciais para o crescimento e a rentabilidade.

Processo financeiro relativamente fraco

Você precisa garantir que você tenha um pessoal adequado para lidar com todas as funções de finanças e contabilidade da sua empresa. A falta de pessoas qualificadas nesses departamentos pode levar a omissões e erros nos relatórios financeiros. Muitas vezes, os departamentos de contabilidade simplesmente não têm os recursos necessários para dedicar tempo suficiente ao processo de relatório financeiro.

Os funcionários podem estar tão ocupados realizando tarefas diárias, como atividades de cobrança e pagamento, que não têm tempo para se concentrar em relatórios financeiros. Como resultado, sua equipe pode preparar declarações financeiras e relatórios precários e intempestivos que podem impedir sua capacidade de enfrentar os problemas à medida que surgirem.

Processos inadequados nas principais áreas comerciais

Se a sua empresa não possui controles adequados sobre certos processos, corre o risco de perder receitas e lucros, e você pode estar exposto a fraudes. Supervisão, responsabilização e controles adequados em áreas como cobrança e inventário são essenciais para proteger as margens de lucro da sua empresa e garantir que suas decisões relacionadas a essas áreas sejam baseadas em informações precisas.

Nas empresas maiores com mais de 100 funcionários, uma das formas mais comuns de fraude profissional é a apropriação de recursos, que vem em uma variedade de esquemas diferentes. Compreender como vários esquemas podem ser realizados é uma das primeiras etapas na prevenção da fraude dentro da sua empresa. Isso pode ajudar os proprietários a entender onde suas empresas estão mais expostas ao risco de fraude e como começar a implementar medidas de prevenção de fraude.

Recursos de Gestão Financeira Externa

Naturalmente, nem todas as empresas podem empregar um CFO em tempo integral e equipe de contabilidade para preparar orçamentos, projeções e demonstrações financeiras precisas e oportunas. No entanto, a maioria dos proprietários de empresas eventualmente precisam de acesso a esse tipo de informação Se você precisa de uma orientação temporária sobre uma decisão financeira importante, ou está buscando preencher a lacuna deixada por um executivo de finanças, ou precisa de um recurso adicional para levar os principais projetos de gerenciamento financeiro à diante, você terá que terceirizar  esse trabalho de CFO que podem ser adaptados para atender ás necessidades específicas de empresas de todos os tamanhos. A contratação terceirizada, dessa pessoa com expertise financeira é uma solução ideal para muitas empresas, pois oferece acesso a conselhos financeiros valiosos, com um custo bem menor.

O apoio de um executivo financeiro experiente pode ser fundamental para melhorar o crescimento da sua empresa e maximizar seu valor.

E aí gostou do nosso artigo?

Acompanhe o nosso Blog e saiba mais sobre Linhas de Crédito, gestão financeira,  e meios de crescimento para sua empresa.

O ICC SERRA – Banco do Povo, elaborou essa PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO para te ajudar na hora de fazer a gestão financeira da sua empresa.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o ICC SERRA – (54) 3217.8787 – você terá o auxílio necessário sobre a melhor linha de crédito para sua empresa.

A PLANILHA está disponível em nosso Site na aba MATERIAIS. Baixe agora mesmo, ou cadastre-se para recebê-lo gratuitamente em seu e-mail.

BAIXAR PLANILHA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: