ICC SERRA - Banco do Povo

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGRÍCOLA: ENTENDA O QUE É

Definição de Metas e Objetivos para o Planejamento Estratégico Agrícola

ICC SERRA ICC SERRA Blog1292 views

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AGRÍCOLA: ENTENDA O QUE É
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Agricultores gestores, exercem muitas funções, e grande parte do seu tempo é gasto fazendo trabalhos de rotina. No entanto, as funções que distinguem um gerente de um simples trabalhador são aquelas que envolvem uma quantidade considerável de pensamento e julgamento. Os agricultores gerenciam fatores e técnicas para produzir bens e serviços. Assim, eles tomam decisões técnicas e econômicas, baseados em regras e princípios escolhidos rapidamente de desenvolvimento de novos produtos.Tomar decisões exige um embasamento muito forte, principalmente quando estão envolvidos grandes investimentos. Caso contrário, corre-se o risco de se realizar investimentos de forma indevida, ou deixar de fazê-los quando eram necessários. Leia Mais

Paralelamente a essa situação estão os pequenos produtores, que geralmente possuem uma baixa renda e retiram seu sustento do pequeno espaço de terra que dispõem em sua propriedade. Essa classe normalmente não possui base científica ou conhecimento necessário para planejar adequadamente o seu processo produtivo e dele retirar os melhores resultados possíveis.

Por diversas vezes, as pessoas ligadas ao ramo da agroindústria não conseguem selecionar as melhores culturas a serem cultivadas em seus solos, não

atentam para os melhores resultados de produtividade com relação ao espaço disponível ou simplesmente, deixam de lado a possibilidade de obter maior lucro com a mesma quantidade de recursos disponíveis.

Mas, tomar boas decisões raramente é uma tarefa fácil. Os problemas enfrentados pelos agricultores ou homens do campo no ambiente comercial competitivo é de ritmo frenético hoje em dia, que são geralmente de extrema complexidade.

A utilização de técnicas de otimização fundamentadas em processos que envolvem múltiplos objetivos vem crescendo de forma significativa em diversas áreas, especialmente no que se refere a problemas de tomada de decisão no setor agrícola.

Partindo desse princípio, o desenvolvimento de modelos que contribuam para a compreensão mais eficaz dos problemas enfrentados por propriedades rurais, e que, proponham sistemas e métodos que deem suporte às atividades da agroindústria, são de grande auxílio para prover um melhor planejamento dos processos.

Numa época em que os processos de produção agrícola constituem fator importante da economia, algumas questões vêm à tona: O que produzir? Quanto produzir? Para quando produzir? Como produzir?

Para responder todas essas perguntas e questionamentos acima, só conseguiremos se tivermos um excelente Planejamento Estratégico Agrícola. E como fazer esse planejamento? Segue abaixo dicas de como desenvolver esse planejamento:

1) Análise do Ambiente Interno e Externo (Diagnóstico da Estratégia):

  1. Cadeia de Valor;
  2. Análise SWOT;
  3. Análise PEST.

2) Definição com clareza da Missão, Visão, valores do seu negócio.

  1. Missão definida: Promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária e a segurança e competitividade de seus produtos;
  2. Visão definida: Ser uma Empresa Agrícola moderna e ágil, que promova o fortalecimento dos produtores rurais e a qualidade dos seus produtos agropecuários até 2019.
  3. Valores: Comprometimento e Honestidade com seus produtos, clientes, colaboradores.

3) Elaboração do mapa estratégico.

4) Elaboração das metas e objetivos estratégicos (SMART):

  1. Indicadores e metas definidas para cada objetivo do Mapa Estratégico.

Após um Planejamento Agrícola bem elaborado você obterá essas informações abaixo e mais uma centena de indicadores.

  • Tipo de cultura agrícola
  • Área mínima, máxima e total disponíveis para plantio
  • Sistema de cultivo adotado
  • Mão-de-Obra demandada
  • Necessidade hídrica para cada cultura
  • Quantidade de horas de máquinas empregadas
  • Cálculo de insumos e serviços
  • Custo de Produção por hectares
  • Ciclo da Cultura
  • Receita Líquida e risco climático  

Dessa forma, você saberá exatamente a quantidade de recursos financeiros que irá precisar para sua próxima Safra, além de ter uma facilidade maior de crédito, pois terá nas mãos todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão na hora de solicitar empréstimo Agrícola. Saiba Mais

Acompanhe o nosso Blog e saiba mais sobre nossas linhas de crédito agrícola, MEI, gestão e meios de crescimento para sua empresa. 

Ficou interessado? Veja mais baixando nosso E-book

BAIXAR E-BOOK

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Deixe seu comentário aqui: