ICC SERRA - Banco do Povo

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO AGRÍCOLA?

Entenda um pouco qual a importância do planejamento financeiro agrícola

ICC SERRA ICC SERRA Blog4160 views

QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO AGRÍCOLA?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Gerir uma empresa implica planejamento, organização, acompanhamento de custos e conhecimento da atividade desenvolvida e de mercado. O Gerenciamento de uma empresa inclui um sistema de entrada, processamento e saída de bens, produtos ou serviços, além do fluxo de capital.  Embora o gerenciamento de gastos e receitas seja um aspecto importante no contexto produtivo, geralmente é desconsiderado, o que torna a estruturação dos processos de gestão no campo um desafio para a maioria dos agricultores, especialmente no tocante ao controle financeiro da atividade.

Pesquisas comprovam que na agricultura familiar o hábito de registrar sistematicamente dados econômicos da atividade rural praticamente inexiste, seja por desconhecimento da funcionalidade dessa prática ou por resistência a inovações.

"A gestão financeira do negócio rural permite conhecer os custos, a rentabilidade da atividade produtiva e estimar as perspectivas de lucro. Além disso, possibilita visualizar onde estão os gastos mais expressivos da atividade e oferece subsídios para possíveis intervenções visando reduzir custos para aumentar a rentabilidade financeira do negócio rural".

O Produtor Rural começa sua safra gastando muito dinheiro, gasta para preparar o solo, para plantar e realizar os tratos culturais, gasta com a mão-de-obra, com combustível e com as máquinas, com as sementes, defensivos agrícolas e diversos outros insumos.

SIMULADOR DE CRÉDITO ICC SERRA

Segundo especialistas em gestão financeira, o ideal para uma propriedade rural é ter uma visão de seu caixa para os próximos doze meses. Dessa forma, o produtor rural terá em mãos um planejamento financeiro e saberá em quais épocas seus custos, investimentos ou lucros serão mais significativos. Por isso o fluxo de caixa (apesar de pouco utilizado) é uma das ferramentas da gestão financeira imprescindível a qualquer produtor rural – do pequeno ao grande.

Em “Contas a pagar” o produtor rural deverá inserir todas os custos do mês em questão, incluindo o tipo da compra, seu valor e data em que o pagamento será efetuado de fato – ou seja, a data efetiva em que o dinheiro sairá do caixa.

Em “Contas a receber” deve-se considerar todos os recebimentos que serão adicionados ao fluxo de caixa da propriedade rural. Ou seja, todo capital que será recebido (seja pela venda do produto final produzido na propriedade ou por algum serviço prestado) deverá ser considerado e caracterizado segundo sua origem, valor e data de recebimento.

Todas essa informações servem para analisar, e para auxiliar nas tomadas de decisões, para saber se ele tem dinheiro suficiente para iniciar sua safra ou se precisará de um empréstimo para ajudar nos seus custos.

Com à linha de Crédito Agrícola do ICC SERRA – Banco do Povo o produtor rural consegue financiar as despesas de produção, investir em benfeitorias, máquinas e implementos agrícolas, além de comercializar sua produção. As soluções de crédito rural oferecidas a você contribuem para a diminuição de custos, aumento da produtividade e melhoria no seu fluxo de caixa, e contando com capital de giro para sua atividade agropecuária. Leia Mais

Conheça mais sobre as linhas de créditos que a ICC SERRA trabalha, com o nosso e-book gratuito: Microcrédito como realizar seu sonho.

baixar e-book

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: