ICC SERRA - Banco do Povo

10 MANDAMENTOS DO ICC SERRA MICROCRÉDITO

O Microcrédito e os 10 mandamentos que irão ajudar você Empreendedor e Microempresário a alavancar seu negócio

ICC SERRA ICC SERRA Blog1799 views

10 MANDAMENTOS DO ICC SERRA MICROCRÉDITO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

O microcrédito surgiu em Bangladesh, na década de 70, pelas mãos do economista e professor Muhammed Yunus. Ao visitar uma aldeia em Jobra, próxima à universidade onde lecionava, conheceu uma jovem de 21 anos que lutava para sustentar seus três filhos, produzindo tamboretes de bambu em um regime de empréstimos escravizante. Yunus resolveu emprestar US$ 27,00 para 42 mulheres na mesma situação, a taxas bancárias normais, dinheiro que jamais imaginou que voltaria às suas mãos. A boa notícia é que ele estava errado: as mulheres pagaram pontualmente o capital e os juros de todos os empréstimos e, então, fizeram o economista acreditar que era possível expandir essa ação. Foi quando decidiu fundar o Grameen Bank (Banco do Povo, em português), um banco para os pobres, baseado na confiança mútua, na participação, na responsabilidade e na criatividade. O economista contou a experiência de sucesso em um livro intitulado “O Banqueiro dos Pobres”, lançado em 1997. Com a publicação, suas ideias ganharam o mundo e o modelo do Grameen Bank foi replicado em mais de 70 países da América Latina, Ásia, África, Europa e nos Estados Unidos. Leia mais

Os últimos 10 anos foram um tempo de muitas mudanças, conquistas, avanços e aprendizados para o ICC SERRA – Banco do Povo. Um período que marcou sua trajetória na área de microcrédito, da implantação à consolidação, e que trouxe as experiências mais diversas para funcionários, clientes, agentes de crédito e pequenos empreendedores. Entre 2002 até o momento, a instituição aprendeu a operar tecnicamente o negócio, mas acima de tudo tirou lições que não estão em cartilhas ou manuais: só são possíveis colocando a mochila, enfrentando o sol forte ou a chuva e colocando o pé no barro, para fazer da grande ideia que é o microcrédito uma grande prática.

Um desses aprendizados é apresentado por Jaqueline Pattis, Diretora do ICC SERRA – Banco do Povo: “Para trabalhar com microcrédito, é preciso gostar de gente”, garante. E suas palavras são justificadas. Afinal, a iniciativa envolve números, planilhas e gráficos, como toda operação financeira, mas é definida principalmente pelas histórias de vida e sonhos que ajuda a entrelaçar e viabilizar. 

Veja também: MICROCRÉDITO: AGENTES DA TRANSFORMAÇÃO

Durante toda trajetória, nossa Instituição OCIP ICC SERRA – Banco do Povo errou muito, aprendeu muito, mas acima de tudo, realizou muitos sonhos de pessoas que jamais acreditavam que um dia iriam chegar tão longe através do Microcrédito Produtivo. Por isso queremos fazer ainda mais por essas pessoas, foi pensando nisso que decidimos escrever os 10 Mandamentos do ICC SERRA Microcrédito, para ajudar você que é empreendedor, microempresário, ou que pensa em abrir um  MEI, a entender melhor seu cliente e como ele se posiciona no mercado atual.

Te convido para conhecer esses 10 mandamentos abaixo:

10 Mandamentos do ICC SERRA Microcrédito

1-Conheça seu Cliente;

2-Conheça a história da sua atividade;

3-Entenda o fluxo da atividade, e os sonhos do seu cliente;

4-Explore ao máximo como funciona o mercado de atuação e o seu entorno;

5-Busque saber como está à gestão  do negócio;

6-Conheça à família do seu cliente;

7-Busque saber o real endividamento das pessoas;

8-Oriente ao máximo seu cliente em suas finanças;

9-Garanta que sua ajuda foi solidária e efetiva;

10-Procure entender com quem o cliente se relaciona no mercado financeiro.

“Trabalhamos muito com a emoção do outro. Quando você é contaminado por essa emoção, se sente realizado em contribuir para a realização do sonho do outro”

Saiba mais: Microcrédito Produtivo

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender melhor como funciona o MICROCRÉDITO PRODUTIVO. Gostou do nosso texto? Então que tal compartilhá-lo nas redes sociais auxiliando outros microempreendedores.

Escreva-se em nosso Blog, na semana que vem iremos abrir e descrever cada um desses mandamentos citados acima.

Boa Semana!

Baixe nosso E-book: Microcrédito como realizar o seu sonho e saiba mais

BAIXAR E-BOOK GRATUITO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: