ICC SERRA - Banco do Povo

Checklist: 09 Passos para iniciar uma pequena empresa em 2018

Confira os principais passos para iniciar sua pequena empresa.

ICC SERRA ICC SERRA Blog2316 views

Checklist: 09 Passos para iniciar uma pequena empresa em 2018
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Muitas pessoas romantizam o empreendedorismo. Iniciar uma pequena empresa, na verdade, será uma das experiências mais desafiadoras da sua vida, pois você é responsável pelo sucesso dessa empresa.

Todos nós sabemos que para manter um negócio em pleno funcionamento não é tarefa fácil,  precisamos de  muito planejamento e  gestão, mas além disso necessitamos de investimento e capital de giro, pois geralmente as melhores oportunidades aparecem quando estamos despreparados.

Aqui está uma lista de 10 passos para fazer o seu negócio alavancar em 2018:

1. Verifique seu nível de motivação

Você está começando um novo negócio apenas para libertar-se do seu atual chefe ou para cópiar uma brilhante idéia já existente, porém sem  plano de ação? Se for assim, você provavelmente não está preparado para o que está por vir. Você deve ter a mentalidade de que há um problema real para  resolver e que você tenha a solução para ele.

2. Possuir experiência e habilidades em gestão

Você precisará gerenciar clientes, fornecedores, funcionários e inúmeros fluxos de trabalho. Certifique-se de entender bem o seu produto ou serviço. Você precisará ser um líder competente e especialista no seu negócio para começar forte e permanecer relevante.

3. Registre sua empresa no INPI

Tenha um  nome comercial exclusivo e registre-o para proteger seus ativos. Seu nome deve refletir o tipo de negócio que você está fazendo, sua cultura, e deve ser memorável e não deve corresponder a nenhum outro no mercado.

4. Faça a formalização do MEI

A lei exige que todo empresário possua um CNPJ e um número de inscrição na junta comercial e que faça a contribuição mensal e a Declaração Anual Simplificada (DASN). Saiba mais. 

5.  Defina seu plano de negócios

Crescer com mais assertividade é um dos objetivos do Plano de Negócios. Análise para o crescimento/Freepik). O Plano de negócios é um documento escrito que especifica um negócio que vai ser iniciado ou que já está em andamento, além de servir como ferramenta de marketing, gestão e projeção .

Defina metas e objetivos e também o que você fará com que seu  negócio cresça, não apenas mantê-lo vivo. Um plano bem desenvolvido será útil ao procurar empréstimos de capital de giro para sua pequena empresa.

6.  Gerencie bem seu dinheiro

Verifique sua conta bancária para ver se há dinheiro suficiente para gerenciar as despesas do primeiro ano e fazer as coisas acontecer. Você deve estar ciente que esse dinheiro veve cobrir tanto para as despesas do negócio quanto para suas  necessidades pessoais. Se você precisar de um empréstimo de capital de giro, compare suas diferentes opções com cuidado. Leia mais Uma vez que você tenha o dinheiro, certifique-se de entender como gerenciar suas finanças.  

7 .  Desenvolva sua persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando. 

8.  Desenvolva um site

Bem-vindo ao século 21, a era digital. Se você não tem presença on-line, será difícil direcionar o tráfego para sua localização física. 

9. Faça marketing digital para sua empresa

Como você vai levar as pessoas pela porta? Como eles aprenderão sobre seu produto ou serviço? Você pode ter uma ótima idéia de negócios, mas não atingirá seu público algo se eles não souberem dos benefícios do seu produto ou serviço ao adquiri-lo. Uma campanha de marketing digital,  bem-sucedida deve fazer com que as pessoas compreendam o que você está fazendo e porque é importante para elas.

Iniciar o seu próprio pequeno negócio hoje é um processo multifacetado que envolve muitas partes de trabalho. Observe todos esses itens para sair com pé direito. Boa Sorte!

Para te ajudar ainda mais desenvolvemos esse material para você! Essa cartilha foi desenvolvida com objetivo de levar informações sobre o Microempreendedor Individual (MEI) ao maior número possível de pessoas.

BAIXAR CARTILHA 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: