ICC SERRA - Banco do Povo

EMPREENDEDOR: APRENDA A CRIAR SEU PLANO DE NEGÓCIO

Empreendedor: Saiba como ter sucesso no seu negócio em 2019 criando seu Plano de Negócio

ICC SERRA ICC SERRA Blog3914 views

 EMPREENDEDOR: APRENDA A CRIAR SEU PLANO DE NEGÓCIO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

O plano de negócio é uma ferramenta da administração, usada para planejar um negócio ou um determinado produto. Seu objetivo é estruturar a formação de uma organização e diminuir o alto índice de mortalidade das micro e pequenas empresas. É um instrumento onde, através da aplicação de conceitos e práticas de marketing, procedimentos e programações de recursos humanos e financeiros, e técnicas de racionalização de processos, visa viabilizar o desenvolvimento de um novo produto ou negócio.

Um plano de negócio bem estruturado, deve conter alguns elementos que facilitarão o lançamento do negócio ou produto no mercado, além de servir de análise para possíveis riscos que aquele negócio poderá correr. Certos dados da empresa, como sua estrutura organizacional ou qual o público alvo o produto a ser lançado irá atingir, são fundamentais para viabilizar o processo.

Tais informações, devem estar interligadas para que ocorra uma coerência no planejamento estratégico e introdução do novo negócio no mercado consumidor.

São elaboradas análises a respeito do desenvolvimento do novo negócio, a definição de sua marca, e uma integração do marketing, recursos humanos, finanças, juntamente com a equipe responsável pela introdução do negócio no mercado. Um plano de negócio deve conter entre outras informações:

EMPRESA

O perfil da organização: nome da empresa, missão, visão, valores, objetivos e desenvolvimento da marca, como cultura e próposito;

PRODUTOS

Principais produtos e composição da força de trabalho: quais os produtos aquele negócio irá oferecer e quantas pessoas serão necessárias para colocar o trabalho em prática;

MERCADO

Análise do mercado: qual o público o seu produto/negócio irá atingir, quem são seus concorrentes?

ESTRATÉGICO

Estratégia empresarial: qual a estratégia será utilizada para adentrar no mercado consumidor, quais os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Apesar de ser pouco praticado pelas empresas no Brasil, o plano de negócio é sem dúvida, um excelente ferramenta que auxilia o empreendedor a ter uma visão futura do seu negócio, até onde ele irá chegar, quais as possíveis melhorias podem ser implantadas e quais os riscos o seu negócio pode vir a enfrentar.

Ter uma visão clara do seu negócio, saber onde é preciso investir e melhorar, quais são suas vantagens perante a concorrência, é essencial para a sobrevivência de pequenas empresas e, aplicando ferramentas como o plano de negócio que auxiliam nesse processo, torna-se algo fundamental. Foi pensando em ajudar você empreendedor e que a Equipe do ICC SERRA – Banco do Povo elaborou um passo a passo para te ajudar a montar seu próprio Plano de Negócio e ter ainda mais Sucesso! Confira nosso E-book:

Como elaborar um Plano de negócio

Além disso você pode contar com o Microcrédito produtivo para ajudar você no início do seu negócio a ter um capital de giro. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: