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11 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR A EMPREENDER

Para ter sucesso no seu negócio, você vai precisar ser assertivo, trabalhar muito e constante. Ser empreendedor é ser criativo e inovador.

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 11 DICAS PARA VOCÊ COMEÇAR A EMPREENDER
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Empreender é ir em busca dos seus objetivos, dos seus sonhos. É estar intensamente comprometido com a sua causa individual, causa está que vai gerar valor para o coletivo, empreender é ter resiliência para levar um “NÃO” e mesmo assim não baixar a guarda.

Empreender é entender que nem sempre você vai ganhar, nem sempre aquele plano vai dar certo, nem sempre você vai conseguir pagar a conta do mês, empreender é viver sem saber o quanto vai faturar no próximo mês, todavia o empreendedor não liga para estes fatores, pois ele sabe onde quer chegar, sabe que hoje ele pode andar á pé, e amanhã poderá estar em seu Jepp Compass, ele sabe que hoje não pode ter nem o que vestir nem o que comer, mas amanhã poderá escolher qualquer um de seus ternos italianos para visitar o melhor restaurante da Itália.

Hoje trago dicas que acredito ser FUNDAMENTAL para você que deseja empreender:

1. Atitute - 

É uma boa dica para começar. Você precisa de coragem para colocar em prática e escrever as suas idéias. Tenha um bloco e caneta para andar no seu bolso ou na sua bolsa, idéias surgem no caminhar da vida e a qualquer momento.

2. Valores - 

Não estou me referindo a dinheiro e nem a crenças limitantes. Você precisa acreditar no seu negócio, no seu conteúdo, na sua experiência e nas suas habilidades, são fatores chaves para fazer e começar certo.

3.    Investimentos -

Avalie seu custo fixo e as variáveis: exemplos: contas de luz, água, gás e prestadores de serviços.  Você precisa conhecer seu capital de giro para manter seu negócio estável. Não esqueça de avaliar a qualidade do produto adquirido, seu público e os preço dos seus concorrentes.

4. Plano de Negócio -

No plano de negócio vai poder prevenir (prevenção) de cenários positivos e negativos, dessa maneira vai pensar e analisar qual atitude voce teria conforme os pontos positivos e negativos.

5. Metas -

As metas devem ser SMART e claras e escrevendo os passos necessários. Avaliar quanto você terá que vender para atingir seus objetivos. Avalie seus resultados todos os meses, pessoalmente avalio semanalmente (não é obrigatório, é meu jetio de viver e planejar, você pode construir o seu).

6. Clientes -

Sao merecedores de toda sua atenção, é estrela do seu negócio, ele é seu patrão, sem generalizar, o cliente faz parte do seus objetivos. Avalie o comportamento do seu cliente para colaborar com eles. O que é que o cliente necessita e desperte o desejo dele.  Perceba o que seu cliente quer comprar, antes de vender. Cadastre seu cliente com os seguintes dados: aniversário, telefone, hábitos de consumo, preferência e o que acreditar ser necessário. Desperte o desejo do seu cliente.

7. Colaboradores -

Há! sem eles não temos como entregar resultados aos nossos clientes.  Até podemos conseguir, como diz a falácea "Santo de casa não faz milagre", infelizmente é verdade, necessitamos dos nossos colaboradores.

8. Clientes x Colaboradores,

 È uma pegadinha real e não ideal. Seus colaboradores necessitam de constantes treinamentos.

Você pode até aplicar os treinamentos, o ideal é contratar coachs, consultores, que despertem o desejo de aprender dos seus colaboradores, e alcançar os objetivos da sua empresa.

9. Fornecedores -

Pesquise, avalie e tenha a garantia de bons e  excelente FORNECEDORES. Evite ficar dependente de um fornecedor. Avalie seus produtos, prazos e qualidades. Leia tudo que estiver em suas mãos. Não escute somente a fala do fornecedor, interaja com eles.

10. Comunicaçao Assertiva -

Divulgação do seu negócio - Esse momento importante e decisivo na sua vida pesoal, profissional, dos colaboradores e clientes.

Nesse momento vai divulgar sua marca. Sua marca é sua identidade também visual. Pense como vai se comunicar com os clientes e fornecedores, através do  seu posicionamento e cultura da empresa, para que seus clientes engajem com sua marca.

Lembre-se: Hoje os clientes antes de comprar com você, sabem de tudo, estamos vivendo na era da comunicação e a internet está ao alcance de todos.

11. Atendimento Assertivo e Responsável -

Vai depender dos treinamentos, da missão, visão,valores e metas da sua empresa e instituição.

Seus colaboradores necessitam estar alinhados com seu modelo de negócio. Não adianta contratar colaboradores para "quebrar galhos". Já vi muitas empresas fecharem suas portas por esse motivo, não saber contratar funcionários.

Procure orientar seus colaboradores para o atendimento assertivo, garanto que é o segredo para seu negócio decolar. Valorize sua equipe. Faça seus colaboradores enxergarem que são líderes em crescimento. Todos nós crescemos numa empresa com visão de liderança.

Em uma empresa todos precisam ser tratados e ensinados como líderes, sei que muitos não tem esse chamado, vale muito ensinar seus colaboradores serem líderes dentro da sua empresa. Com essa visão, acredito que o rumo do seu negócio vai caminhar construindo pessoas que superem suas expectativas e a deles também.

Espero que essas dicas possam te ajudar a começar um negócio de sucesso!

Se você ainda não é MEI e precisa de uma ajuda na formalização para ser MEI, venha falar conosco a Equipe do ICC Serra terá o prazer em te ajudar. 

Além disso você pode contar com o Microcrédito produtivo para ajudar você no início do seu negócio a ter um capital de giro.

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