ICC SERRA - Banco do Povo

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA PARA SOLICITAR MICROCRÉDITO

Como o ICC SERRA – Banco do Povo pode ajudar você nesse processo

ICC SERRA ICC SERRA Blog2354 views

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA DA SUA EMPRESA PARA SOLICITAR MICROCRÉDITO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Os micro e pequenos empreendedores em geral, não possuem uma análise mais acurada de sua situação financeira por total desconhecimento do assunto e pelo fato de estarem completamente envolvidos no processo produtivo e/ou comercialização, e não reservam tempo para a análise de sua situação financeira. Portanto, em geral, não saberão de forma exata qual o resultado financeiro auferido ao final de um determinado período.Leia mais...

O que para a concessão de crédito nos moldes tradicionais é fundamental para determinar a capacidade de pagamento da empresa. Ou seja, os empreendedores não são capazes dadas as informações que possuem a respeito do próprio negocio, de determinar a sua capacidade de pagamento, o capital que está sendo investido, qual o retorno que tem gerado e as condições econômicas a sua volta, que, determinarão de forma importante à prosperidade do negocio. Assim como, também, não possuem condições de oferecer garantias adequadas a sua necessidade de capital. É nesse momento que entra o papel do ICC SERRA – Banco do Povo em ajudar a sua empresa ter esse olhar mais profundo do seu negócio, auxiliando você desde a formalização do teu negócio, assim como no empréstimo de capital de giro, ou de reforma ou compra de equipamentos que a empresa necessita nesse momento para poder crescer. Conte sempre com a gente!

No âmbito local, as políticas quando adaptadas à realidade dos empreendedores podem atingir um público-alvo maior e guardando as características locais para a formatação do projeto de concessão de crédito. Por exemplo, o Banco ICC SERRA – Banco do Povo,  apresentou sucesso na concessão de empréstimos utilizando o aval solidário, no Rio Grande do Sul, o que não necessariamente será bem sucedido em outros estados nos quais o capital social seja menor.

Veja mais > Como o Banco do Povo pode ajudar sua empresa?

O conhecimento das peculiaridades locais como a propensão para uma determinada linha em detrimento de outra, permite uma melhor adequação da oferta de crédito a real necessidade e aos requisitos que o empreendedor possuiu condições de apresentar, como por exemplo, a adequação das garantias.

Diante deste contexto, o foco principal dos programas de microcrédito tem sido facilitar o acesso ao crédito por parte dos pequenos empreendedores, de forma a buscar a ampliação da atividade e a consequente geração de renda e emprego.

A concessão de crédito propriamente dita, adota uma sistemática simplificada visando garantir a manutenção do programa de forma autossustentável, pelo retorno dos valores concedidos acrescidos dos juros acordados.

A oferta de microcrédito segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) mostram que em 2013 foram ofertados R$ 9,379 bilhões, valor 44,20% superior ao volume no mesmo período de 2012. Sendo atendidos, no mesmo período, 5.208.743 clientes o que representou um total de 5.221.664 de operações de concessão de crédito. Saiba mais...

Do público atendido em 2013 o percentual de mulheres foi de 62,05%, indicando uma forte presença do público feminino. Os programas brasileiros, no geral, não apresentam distinção em relação ao gênero, tampouco, focam em um gênero específico. Vale destacar que o sucesso nas atividades empreendedoras femininas tende a repercutir em melhoria nas condições de vida da família, pois a renda destina-se primeiro aos atendimentos das necessidades dos filhos e da casa. Por outro lado, há o aspecto social da inclusão da mulher no mercado de trabalho, demonstrando sua capacidade de geração de renda visando à melhoria da qualidade de vida de sua família.

Por meio da disponibilidade do capital de giro, as empresas têm acesso aos recursos necessários para a compra de insumos, ou efetuam pagamentos para cobrir eventuais déficits no fluxo de caixa. Sua preferência deve-se também ao fato de não necessitar apresentação de comprovantes de utilização dos créditos, e, por fim, trata-se de uma das alternativas mais baratas de acesso ao crédito livre.

Saiba como o MEI pode fazer empréstimo

Os microempreendedores tendem a compensar os pequenos volumes de suas transações com uma alta rentabilidade e um giro rápido do capital. A demanda por crédito de um cliente de microcrédito é, normalmente, de curto prazo. Devem ser características dos programas de microcrédito: disponibilizar pequenos valores com prazos condizentes com essas necessidades, apresentar baixos custos transacionais e efetuar o crédito de forma ágil e desburocratizado (Neri, 2008).

A partir da análise dos números apresentados pelo PNMPO verificamos que, de fato, o microcrédito produtivo tem atingido os objetivos de concessão de crédito de forma facilitada, adaptada a realidade dos pequenos empreendimentos e com foco na geração de emprego e renda para a parcela da população excluída do mercado formal de trabalho. Permitindo assim a reinclusão produtiva dos indivíduos.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender melhor como funciona todo o processo de solicitar MICROCRÉDITO PRODUTIVO.

Gostou do nosso texto? Então que tal compartilhá-lo nas redes sociais auxiliando outros microempreendedores.

Baixe nossa PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO e saiba mais.      

BAIXAR PLANILHA GRATUITA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no Linkedin
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar por E-mail

Deixe seu comentário aqui: